Vendas de habitação sobem em março na GTA, preços continuam em queda.

Foto: Envato

As vendas de habitação na Grande Área de Toronto aumentaram em março, pela primeira vez em seis meses, de acordo com o Toronto Regional Real Estate Board.

Foram vendidas 5.039 habitações no mês de março, o que representa um crescimento de 1,7% face ao mesmo período do ano anterior. Em termos ajustados sazonalmente, as vendas também registaram uma subida de 1,4% em relação ao mês anterior.

Apesar da recuperação nas transações, os preços continuam em queda. O preço médio de venda recuou 6,7% face a março de 2025, fixando-se em cerca de 1,017 milhões de dólares. O preço de referência, que reflete o valor típico de uma habitação, diminuiu 7,4% em termos homólogos.

De acordo com o Toronto Regional Real Estate Board, o aumento das vendas é um sinal positivo, e indica uma melhoria gradual da atividade e maior interesse das famílias, sustentado por condições de maior acessibilidade.

Ainda assim, o mercado mantém um comportamento cauteloso. Profissionais do setor referem que muitos compradores permanecem afastados, devido à incerteza económica, à evolução do custo de vida e às tensões internacionais.

O número de novas listagens caiu 16,7% face ao ano anterior, enquanto o total de imóveis disponíveis recuou 8%, indicando uma ligeira redução da oferta no mercado.

Na cidade de Toronto, as vendas subiram 0,9%, enquanto no restante da região metropolitana o aumento foi de 2,1%.

Apesar dos sinais de melhoria nas vendas, analistas alertam para a sensibilidade do mercado às taxas de juro e ao contexto económico, num cenário que poderá manter a pressão sobre o mercado.