Vendas de casas de luxo aumentam na GTA

Foto: Pexels

Embora os dados mostrem que muitos potenciais compradores de casas estão afastados do mercado imobiliário de Toronto, parece que os que procuram as casas mais caras da Grande Área de Toronto (GTA) estão a fazer o contrário.

As vendas de casas ultra-luxuosas no valor de mais de 10 milhões de dólares na GTA aumentaram 200% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com um novo relatório da Sotheby’s International Realty Canada.

De acordo com o relatório, entre janeiro e junho, foram vendidas 12 propriedades de valor superior a 10 milhões de dólares na GTA, sete das quais em Toronto. Este número compara-se com apenas quatro vendas desta categoria no mesmo período do ano passado.

Ao mesmo tempo, as vendas diminuíram em quase todas as outras categorias de casas.

As vendas de casas de mais de 4 milhões de dólares na GTA caíram 28% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas de casas de mais de 1 milhão de dólares caíram 23%.

Para além disso, o relatório identificou preferência por moradias de luxo, em detrimento dos condomínios.

Das dezenas de propriedades que foram vendidas por mais de 10 milhões de dólares este ano, todas foram propriedades livres. E enquanto apenas 222 casas no valor de 4 milhões de dólares ou mais foram vendidas na GTA no primeiro semestre deste ano, apenas 18 delas eram condomínios.