Velocidade em Ontário: Província aumenta os limites de velocidade nas ‘highways’

O Governo de Ontário vai aumentar o limite de velocidade em certos troços das autoestradas provinciais, Highway 401 e a Highway 403.

O Governo confirmou que, a partir do dia 12 de julho, o limite de velocidade será aumentado de 100 km/h para 110 km/h em 10 secções adicionais de autoestradas provinciais, tanto na parte sul como na parte norte de Ontário.

Embora nenhuma das secções se situe na área da Grande Toronto, a Hwy. 403 de Brantford a Hamilton e de Woodstock a Brantford são duas áreas que foram identificadas para um aumento do limite de velocidade.

As velocidades também serão aumentadas ao longo de um troço de 35 quilómetros na Highway 401, da Highway 35/115 a Cobourg.

O ministro dos Transportes da província, Prabmeet Sarkaria, diz que “grande parte da rede de autoestradas de Ontário foi originalmente projetada para acomodar com segurança limites de velocidade de 110 km/h”.

“Esses aumentos baseados em evidências são uma mudança de bom senso para tornar a vida mais conveniente para os condutores de Ontário, ao mesmo tempo em que alinham os nossos limites de velocidade nas autoestradas com outras províncias canadianas.”

Falando em conferência de imprensa em Hamilton, Sarkaria disse que as alterações significam que aproximadamente 36%, cerca de 860 quilómetros, da rede de autoestradas de Ontário vai funcionar com limites de velocidade mais elevados.

“O que muitas pessoas não sabem é que, até 1975, as autoestradas 400, 401, 417 e a QEW tinham limites de velocidade superiores a 110 quilómetros até serem reduzidos em resposta à crise energética”, disse Sarkaria aos jornalistas.

FOTO: Prabmeet Sarkaria/X