Vandalismo contra radares em Toronto gera debate

Foto: Facebook Canada/CA

Mais três radares de velocidade foram vandalizados em meados de setembro em Toronto. Desde o início do mês, pelo menos 20 radares de controlo automatizado de velocidade (ASE) foram danificados, o que levou a polícia a abrir investigações.

A Câmara Municipal de Toronto está a trabalhar com o fornecedor dos radares e com a polícia, procurando soluções para evitar mais incidentes.

A polícia de Toronto anunciou um reforço de operações de fiscalização de trânsito nas zonas com radares instalados.

O crescente número de casos de vandalismo contra os radares de trânsito levou Doug Ford, premier de Ontário, a informar a intenção de terminar com esta medida de controlo de trânsito. Ford alega que os aparelhos servem apenas para ganhar dinheiro.

Os comentários de Ford antecederam a suspensão do programa de radares de velocidade pela autarquia de Vaughan, anunciada a 15 de setembro.

Em Toronto, não estão a ter o mesmo efeito. Há ainda quem apoie os radares de trânsito como solução para uma condução controlada e dentro dos limites de velocidade.

A 18 de setembro, a Associação de Chefes de Polícia de Ontário afirmou apoiar a medida. A associação defende que os radares de velocidade são eficazes na redução do excesso de velocidade e libertam algumas obrigações dos agentes.