Universidades de Ontário com queda de inscrições após cortes nos vistos

Foto: Pexels

Ontário recebeu menos 23% de candidaturas de estudantes internacionais este ano, depois de o Governo federal ter reduzido o número de autorizações de estudo. O anúncio da redução de vistos de estudo pelo Governo federal ocorreu em setembro, englobando cortes no número de novos vistos de estudante em 2025 e em 2026.

Os novos limites originaram uma queda nas inscrições nos colégios de Ontário, levando-os a suspender programas e a reduzir pessoal.

A 23 de janeiro, o Governo provincial revelou que aceitou 181.590 candidaturas, contra 235 mil em 2024. A província disse que espera que os mais de 181 mil pedidos de estudantes internacionais resultem em 116.740 autorizações.

De acordo com o ministério, 96% dos candidatos deste ano serão atribuídos a colégios e universidades de Ontário que beneficiam de assistência pública, sendo os restantes 4% atribuídos a escolas de línguas, universidades privadas e outras instituições. Os Career Colleges não receberão quaisquer candidaturas.

Entretanto, 32.579 do número total de candidaturas atribuídas a Ontário estão reservadas para programas de mestrado e doutoramento.

A província também afirmou que dará prioridade à inscrição em programas elegíveis para autorizações de trabalho de pós-graduação federais, tais como os programas de profissões especializadas, saúde, STEM, cuidados infantis e língua francesa.