‘Um plano para proteger Ontário’: orçamento da província procura amenizar tarifas

Enquanto persiste a incerteza económica provocada pelo sistema de tarifas do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, o governo de Ontário apresentou esta quinta-feira, 15 de maio, o seu orçamento para 2025, intitulado “Um Plano para Proteger Ontário”.

O objetivo do orçamento é amenizar o impacto das tarifas americanas e Ford sublinhou que o foco está na construção da província, a criação de mais empregos e oportunidades, a promoção de mais competitividade, a poupança das famílias e o apoio às empresas locais.

Algumas medidas foram divulgadas antes mesmo do anúncio oficial do orçamento, como a remoção permanente das portagens na parte leste da autoestrada 407, a manutenção do corte de impostos sobre a gasolina, a expansão do crédito tributário para a indústria, a permissão para que as empresas adiem certos impostos por seis meses, a emissão de descontos do Conselho de Segurança e Seguro no Trabalho para empresas consideradas empregadoras seguras e o financiamento para novos centros de saúde primários e clínicas de ensino.

Entre algumas distribuições orçamentais, o governo destaca 5 mil milhões de dólares para as empresas de Ontário afetadas pelas tarifas e 20 mil milhões de dólares para ajudar trabalhadores que perderam o emprego. Não foram anunciados quaisquer reduções ou aumentos no imposto sobre o rendimento.

No anúncio do orçamento, com projeções fiscais para 2025 e início de 2026, o governo afirmou ainda estar a estabelecer um caminho para equilibrar o orçamento até 2027-2028, tendo em conta que o défice está a aumentar em 8,6 mil milhões de dólares, passando de 6 mil milhões de dólares no ano passado para 14,6 mil milhões de dólares em 2025.