
Luxemburgo, 21 jun 2021 (Lusa) — Os chefes da diplomacia europeia reúnem-se hoje no Luxemburgo, tendo entre os muitos pontos em agenda nova discussão sobre a Bielorrússia, que será antecedida de um pequeno-almoço informal com Sviatlana Tsikhanouskaya, representante das forças pró-democráticas bielorrussas.
Durante esta discussão, os 27 deverão aprovar o quarto pacote de medidas restritivas dirigidas ao regime de Minsk liderado por Alexander Lukashenko, depois de, no inÃcio do mês, terem adotado a decisão de fechar o espaço aéreo e aeroportos a aeronaves da Bielorrússia, na sequência do desvio forçado de um voo comercial da Ryanair entre Atenas e Vilnius, para a detenção do ativista Roman Protasevich.
No único conselho ministerial da UE cujos trabalhos não são conduzidos pela presidência semestral rotativa do Conselho da UE — mas sim pelo Alto Representante para a PolÃtica Externa, Josep Borrell -, Portugal, que se prepara para ‘passar o testemunho’ à Eslovénia, em 30 de junho, estará representado no encontro do Luxemburgo pelo ministro Augusto Santos Silva.
Segundo uma nota divulgada no domingo pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre outros grandes temas na agenda encontram-se a parceria com a América Latina e CaraÃbas, bem como a situação no Iraque, estando prevista uma troca de pontos de vista com o chefe da diplomacia iraquiana, Fuad Hussein.
No debate sobre assuntos correntes, os 27 abordarão a relação da UE com a Turquia, a Rússia, os últimos desenvolvimentos no Mali, na Etiópia e no Processo de Paz do Médio Oriente, bem como as recentes visitas de Borrell à Indonésia, à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla da designação original em inglês) e também ao LÃbano.
ACC // MAG
Lusa/fim



