UE/PRESIDÊNCIA: AR ORGANIZA CONFERÊNCIA EUROPA-ÁFRICA EM JUNHO

Lisboa,17 dez 2020 (Lusa) — A Assembleia da República vai realizar em junho de 2021 uma conferência interparlamentar sobre o aprofundamento da relação entre a Europa e África, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, anunciou hoje a instituição.

“A Assembleia da República tem prevista, para junho de 2021, a realização de uma Conferência Interparlamentar sobre o Aprofundamento da Relação União Europeia — África”, escreveu o presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, numa mensagem enviada ao homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, segundo uma nota colocada no ‘site’ do Parlamento.

A mensagem foi enviada ao presidente do Bundestag por ocasião da “passagem de testemunho”, ocorrida hoje, da dimensão parlamentar da presidência do Conselho da UE, que a Alemanha exerce até 31 de dezembro e Portugal assume em 01 de janeiro.

O presidente da AR destaca, do trabalho de cooperação parlamentar realizado, a conferência interparlamentar de alto nível sobre Migrações e Asilo, realizada a 19 de novembro passado, “que terá seguimento durante a presidência portuguesa”, como anunciou na ocasião, através de um encontro de “follow-up” a realizar “possivelmente em” abril.

“As diferentes (…) posições existentes entre os parceiros europeus (…) são um impulso extra para que continuemos a dinamizar o debate e o trabalho na área das migrações e do asilo”, escreveu Ferro Rodrigues, frisando considerar “fundamental (…) a voz dos parlamentos nacionais da União Europeia (…) onde as nossas sociedades, na sua diversidade, se encontram representadas”.

Notando que Portugal e Alemanha trabalham ambos “por uma Europa mais forte, mais solidária e coesa, aberta ao mundo e fiel aos seus princípios e valores”, o presidente da AR expressa ainda o desejo de que 2021 seja o ano em que a pandemia de covid-19 é ultrapassada.

Wolfgang Schäuble assume na sua mensagem “o compromisso de manter uma relação próxima com a Assembleia da República nos próximos meses”, até ao final do trio de presidências europeus que junta a Alemanha, Portugal e a Eslovénia (que a exerce no segundo semestre de 2021).

Segundo a nota, Ferro Rodrigues e Schäuble “decidiram assinalar simbolicamente” a transição das presidências “através de mensagens endereçadas mutuamente, gravadas em Lisboa e em Berlim”, dada a impossibilidade de se encontrarem presencialmente, como esteve previsto, hoje, em Berlim.

MDR//RBF

Lusa/Fim