
Bruxelas, 20 mar 2024 (Lusa) – Os Estados-membros da UE e o Parlamento Europeu (PE) concordaram hoje na imposição de um limite máximo, a partir de junho, à s importações agrÃcolas ucranianas isentas de direitos aduaneiros.
Entre os produtos abrangidos contam-se ovos, aves de capoeira, açúcar, mas também aveia, milho e mel, anunciaram as instituições europeias, respondendo a uma das principais fontes de indignação do setor.
O acordo prolonga por mais um ano a isenção de direitos aduaneiros concedida à Ucrânia desde 2022, mas com “mecanismos de salvaguarda” destinados a certos produtos sensÃveis, sem afetar trigo e cevada, de acordo com um comunicado do PE.
Os agricultores europeus acusaram o fluxo de produtos ucranianos de baixar os preços locais e de constituir uma concorrência desleal.
EJ // CAD
Lusa/Fim



