
A Universidade de Toronto (U of T) desenvolveu um novo material que pode oferecer uma alternativa mais segura aos produtos químicos antiaderentes comumente usados em utensílios de cozinha e outras aplicações.
A substância é capaz de repelir água e gordura tão bem quanto os revestimentos antiaderentes padrão. O produto também contém quantidades muito menores de substâncias per e polifluoroalquílicas (PFAS), uma família de produtos químicos – que inclui o Teflon – que têm levantado preocupações ambientais e de saúde.
Foi desenvolvida no laboratório Durable Repellent Engineered Advanced Materials (DREAM) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Engenharia da Universidade de Toronto, utilizando uma nova técnica química descrita na revista Nature Communications.
Para Kevin Golovin, professor associado do departamento de Engenharia Mecânica e Industrial que lidera o laboratório DREAM, o objetivo é criar um material alternativo aos PFAS, com menores riscos para a saúde.
Golovin afirmou que a equipe está aberta a colaborar com fabricantes de revestimentos antiaderentes que queiram ampliar e comercializar o processo. Enquanto isso, os investigadores vão continuar os trabalhos na procura de mais alternativas.
