Trump garante a Netanyahu que qualquer acordo final com Irão inclui a questão nuclear

Jerusalém, 24 mai 2026 (Lusa) — O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que qualquer acordo final com Teerão inclui o desmantelamento do programa nuclear iraniano e a transferência do `stock´ de urânio para fora do país.

Durante uma chamada telefónica, realizada no sábado à noite, o Presidente norte-americano “deixou claro que se manteria firme nas negociações quanto à sua exigência de longa data de desmantelamento do programa nuclear iraniano e de retirada de todo o urânio enriquecido do território iraniano”, afirmou hoje uma fonte israelita que pediu para não ser identificada.

Além disso, Trump referiu que não assinará qualquer acordo final na ausência destas condições, indicou a fonte.

Ainda durante a conversa, Netanyahu referiu que o país manteria a sua liberdade de ação face às ameaças em todas as frentes, incluindo no Líbano, tendo o Presidente dos EUA reafirmado o seu apoio a este princípio, salientou.

Por seu lado, Netanyahu voltou a expressar a sua gratidão a Trump pelo seu compromisso, de longa data, em prol da segurança de Israel, acrescentou a fonte.

Os Estados Unidos e o Irão procuram chegar a um acordo para pôr fim, de forma duradoura, à guerra no Médio Oriente, mas meios de comunicação social iranianos e americanos adiantaram que a questão nuclear seria debatida mais tarde.

Nos últimos dias, os meios de comunicação social norte-americanos têm vindo a noticiar estratégias divergentes entre Donald Trump e o seu aliado israelita, com o primeiro a defender uma solução diplomática, enquanto o segundo parece querer retomar os combates.

SVF // ZO

Lusa/Fim