Transportes: TTC equipa fiscais com câmaras corporais

Foto: Pexels

Esta segunda-feira, dia 6 de janeiro, os agentes especiais e os fiscais de bilhetes da Toronto Transit Commission (TTC) começaram a usar câmaras corporais. O lançamento incluiu câmaras que serão utilizadas no interior dos veículos dos agentes especiais.

Em maio de 2024, a agência de trânsito deu início a um programa-piloto de nove meses que introduziu câmaras corporais para 20 fiscais de bilhetes e 20 agentes especiais, bem como 14 câmaras instaladas nos veículos utilizados pelos agentes especiais.

A TTC afirmou que as câmaras de vigilância aumentam a capacidade de documentar mais interações do que os sistemas de CCTV e captam áudio, oferecendo um registo mais detalhado dos acontecimentos.

Em dezembro, a TTC anunciou que fiscais de bilhetes à paisana começariam a patrulhar o sistema de trânsito e a passar multas aos infratores. A TTC testou pela primeira vez os fiscais à paisana em 2018 e reintroduziu-os em novembro, durante um lançamento suave centrado na educação.

De acordo com as estatísticas de 2024, as infrações contra os clientes da TTC diminuíram 35% em comparação com janeiro de 2023. As comunicações de serviço ao cliente relacionadas com segurança e proteção também diminuíram 65% desde maio de 2023.

Contudo, a TTC sublinhou que os agentes especiais e os fiscais de bilhetes da TTC vão informar os clientes de trânsito de que estão a ser gravados em áudio e vídeo “na primeira oportunidade da sua interação com eles”.