Transferência da Stellantis para os EUA preocupa governantes do Canadá

Foto: Facebook Unifor Canada

A Stellantis anunciou a transferência da produção do Jeep Compass de uma fábrica em Brampton para Illinois, após ter inicialmente suspendido a reestruturação da fábrica em fevereiro.

A quarta maior fabricante de automóveis do mundo fez o anúncio a 14 de outubro, com um plano para investir 13 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para expandir a sua capacidade de produção nos Estados Unidos da América (EUA).

A Unifor confirmou que isso inclui a transferência da produção do Jeep, prevista para a fábrica de Brampton, para a fábrica de Belvidere, em Illinois.

Em fevereiro, a Stellantis suspendeu a produção da próxima geração do SUV Jeep Compass elétrico em Brampton, citando o atual “ambiente dinâmico” como parte da reavaliação da sua estratégia de produtos na América do Norte.

A decisão foi tomada depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado uma tarifa de 25% sobre veículos fabricados no Canadá importados para os EUA.

A Unifor Local 1285, que representa os trabalhadores da fábrica de montagem de Brampton, disse que as suas preocupações com a segurança dos empregos no setor automóvel canadiano foram reforçadas com o recente anúncio.

O primeiro-ministro Mark Carney respondeu à notícia, afirmando que estão a trabalhar com o Governo de Ontário e a Unifor para desenvolver as medidas certas para proteger os funcionários da Stellantis e criar novas oportunidades para eles.

Já Doug Ford, premier de Ontário, expressou profunda deceção com a decisão da Stellantis que deixa centenas de trabalhadores da indústria automobilística de Ontário no limbo.

O presidente da Câmara Municipal de Brampton, Patrick Brown, também disse estar decepcionado com a decisão da Stellantis, acrescentando que representa um “retrocesso no seu compromisso de modernizar e reequipar as instalações de Brampton”.