Tomás Händel reforça Estrela Vermelha após 16 épocas no Vitória de Guimarães

Belgrado, 02 set 2025 (Lusa) — O médio Tomás Händel reforçou o Estrela Vermelha, octacampeão da Sérvia de futebol, e encerrou uma ligação de 16 épocas ao Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa, após uma transferência confirmada hoje pelos dois clubes.

“A carreira de Tomás Händel vai prosseguir na principal Liga sérvia, ao serviço do Estrela Vermelha. O clube de Belgrado encetou negociações com a Vitória Sport Clube, Futebol SAD e, já com a devida anuência do jogador de 24 anos, chegou a acordo para a transferência imediata, que coloca um ponto final numa notável ligação de 16 épocas”, revelaram os vitorianos, sem menção ao valor da transferência.

O médio rumou à Sérvia numa venda de 3,1 ME fixos, que envolve ainda 1,4 ME variáveis, associados ao cumprimento de objetivos, e a reserva de uma mais-valia de 20% numa futura transferência do futebolista, de 24 anos.

Depois de, em fevereiro, ter prolongado o contrato que o ligava aos vitorianos até 2029, o jogador interrompeu a ligação que perdurava desde a temporada 2010/11, ao assinar contrato com a equipa de Belgrado, adversária do Sporting de Braga e do FC Porto na Liga Europa.

Titular nas primeiras três jornadas da presente edição da I Liga, o médio ficou de fora das opções do treinador Luís Pinto para a receção ao Arouca (1-1), no sábado.

Tomás Händel começou a formação no Moreirense, o outro clube do concelho de Guimarães na I Liga, na época 2009/10, e rumou ao Vitória de Guimarães na temporada 2010/11, com nove anos, tendo-se estreado pela equipa principal dos vimaranenses na época 2021/22, num triunfo sobre o Leixões, por 4-1, para a Taça da Liga.

Afastado dos relvados entre fevereiro de 2022 e março de 2023, devido a uma lesão muscular na coxa esquerda, o médio contabilizou seis golos e seis assistências em 118 jogos oficiais pelo Vitória, repartidos entre I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Conferência.

TYME // JP

Lusa/Fim