
Lisboa, 18 ago 2022 (Lusa) — O atleta português Pedro Pablo Pichardo contou hoje que teve a certeza de que se iria tornar campeão da Europa do triplo salto após o segundo ensaio, de 17,50 metros, que lhe deu a vitória.
“No primeiro ensaio, não me senti muito bem, mas depois, logo no segundo, fiz aquela marca da vitória e senti-me mais tranquilo. Tinha a certeza que deveria ganhar a prova com aquele salto”, afirmou, na chegada ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, proveniente de Munique, onde decorrem os campeonatos Europeus multidesportos.
Pedro Pichardo voltou a apontar o recorde mundial como o próximo grande objetivo, depois de juntar o tÃtulo europeu à s conquistas mundiais e olÃmpicas no mesmo ano.
“Ainda falta o recorde mundial. Acho que temos essa dÃvida connosco e com o povo. Estamos a trabalhar para isso”, disse, acompanhado do pai e treinador Jorge Pichardo.
O atleta, de 29 anos, saltou 17,50 metros, superiorizando-se claramente ao italiano Andrea Dallavalle, campeão europeu sub-23 em 2021, por 46 centÃmetros, e ao francês Jean Marc Pontvianne, por 56 centÃmetros, que concluÃram em segundo e em terceiro.
“Desde os Jogos OlÃmpicos, tem sido quase sempre pela mesma margem. São 40 ou 50 centÃmetros do segundo lugar. Não fico muito surpreendido. Tenho muita confiança no meu trabalho e tento sempre dar o meu melhor nas competições”, ressalvou Pichardo.
Findo os Europeus, as atenções do saltador viram-se para a final da Liga Diamante, que se realiza no fim de semana de 07 e 08 de setembro, na cidade suÃça de Zurique.
“Ultimamente tenho competido muito e não tenho tido muito tempo para recuperar o corpo e preparar bem as competições. Agora vou estar duas semanas focado na final da Liga Diamante. Vou recuperar melhor e apostar tudo aÔ, assegurou Pedro Pichardo.
O campeão europeu, mundial e olÃmpico continua a ambicionar cada vez mais troféus, respondendo dessa forma a alguns crÃticos do seu trabalho, que o deixam “chateado”.
“Há pessoas que não acreditavam nos meus resultados e até duvidavam que ia atingir o que já tenho até hoje. Fiquei chateado e isso ficou na minha cabeça. Vou trabalhar e provar que consigo. Já saltei 18 metros e, para mim, é mais fácil ter os grandes tÃtulos do que saltar os 18 metros”, atirou o recordista nacional, com 17,98 metros, já depois de saltar 18,08 metros, ainda ao serviço de Cuba, mantendo-se como recorde pessoal.
Em relação à s mensagens de felicitações das mais altas entidades portuguesas, Pedro Pichardo expressou que “é muito gratificante contar com esse apoio”, lembrando que ‘A Portuguesa’ já faz parte dele: “É o meu hino. Sempre que vou competir, penso que tenho de fazer um grande salto e uma grande prova para ouvir ‘A Portuguesa’ a tocar”.
A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até domingo e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artÃstica, remo, ténis de mesa e triatlo.
A seleção portuguesa conquistou três medalhas até ao momento, duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, e do ciclista Iúri Leitão, no scratch, no ciclismo de pista, e uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso.
Â
DYRP // NFO
Lusa/Fim



