Tempestade provoca inundações e milhares de ocorrências na GTA

Foto: Envato

A Grande Área de Toronto enfrenta as consequências da violenta tempestade que atingiu a região na tarde de quarta-feira, 2 de setembro.

Chuvas torrenciais, ventos que chegaram aos 100 quilómetros por hora e granizo de grandes dimensões provocaram inundações, queda de árvores, danos em edifícios e cortes de energia que afetaram dezenas de milhares de clientes.

Segundo as autoridades, os bombeiros de Toronto responderam a quase mil e quinhentas chamadas de emergência em apenas 24 horas, o segundo maior volume de ocorrências da história do serviço, apenas ultrapassado pela tempestade de gelo de 2013.  Foram realizados resgates em estradas inundadas, elevadores, edifícios danificados e estruturas instáveis.

A cidade registou entre 60 e 110 milímetros de precipitação em várias zonas, tornando o dia 2 de setembro o mais chuvoso de que há registo em Toronto.  Especialistas classificaram o fenómeno como uma tempestade centenária, um evento extremo com apenas um por cento de probabilidade de ocorrer em cada ano.

O Don Valley Parkway esteve encerrado devido às inundações, várias vias continuam condicionadas e, em Vaughan, uma enorme cratera obrigou ao fecho de uma estrada por tempo indeterminado.

No pico da tempestade, cerca de 65 mil clientes ficaram sem eletricidade em Toronto.  Milhares continuam sem energia, enquanto as equipas da Toronto Hydro trabalham para restabelecer o serviço.

A Presidente da Câmara de Toronto, Olivia Chow, garantiu que a cidade estava preparada e agradeceu o trabalho dos serviços de emergência. Apesar das centenas de ocorrências registadas, não houve vítimas mortais nem feridos graves.