
As exportações canadianas caíram 7,5% no segundo trimestre de 2025. Os números foram divulgados esta segunda-feira, dia 27 de outubro, pela Statistics Canada.
A queda deve-se, em grande medida, às tarifas impostas pelos Estados Unidos da América (EUA) sobre produtos como o aço, o alumínio e os automóveis. Foi a maior descida trimestral desde 2009, sem contar com o período da pandemia.
O impacto fez-se sentir também na indústria, no comércio grossista e no emprego, que registaram quebras ou estagnação. Entre fevereiro e agosto, não houve crescimento líquido do emprego no país.
Segundo o relatório, 54% dos fabricantes e 44% dos grossistas disseram, em maio, ter sido afetados pelas tarifas. Um terço das empresas passou o aumento de custos aos clientes nos últimos seis meses e dois quintos admitem fazê-lo no próximo ano.
Além das tarifas, a Statistics Canada aponta a procura global mais fraca como fator que pesa sobre a economia. Muitas empresas com comércio transfronteiriço procuram agora estratégias para mitigar o impacto da guerra comercial.
