
Jeddah, Arábia Saudita, 26 nov 2025 (Lusa) — O piloto estónio Ott Tänak (Hyundai i20) é o primeiro líder do Rali da Arábia Saudita, 14.ª e última prova do Campeonato do Mundo (WRC), após a superespecial de abertura de hoje.
O antigo campeão mundial de 2019 terminou os 5,22 quilómetros cronometrados em 3.53,3 minutos, deixando o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) na segunda posição, a 01,2 segundos, com o letão Martin Sesks (Ford Puma) em terceiro, a 01,6 segundos.
Com o título por decidir e três pilotos ainda na luta, para já a vantagem vai estando do lado de Ogier, que partiu para esta ronda com três pontos de atraso para o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) mas viu o adversário terminar o dia no quinto lugar, a 02,1 segundos de Tänak e atrás, ainda, do belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que é quarto.
Pior esteve o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), o terceiro piloto na luta pelo cetro mundial, a 24 pontos de Evans, e que hoje ficou na sexta posição, precisamente atrás do britânico, a 02,5 segundos do comandante.
Enquanto Evans procura conquistar o primeiro título da carreira, Ogier está na luta pelo nono e pelo feito de igualar o recordista Sébastien Loeb, campeão entre 2004 e 2012.
Com 35 pontos ainda em disputa, os dois primeiros seguem separados por três pontos.
Para quinta-feira estão previstas sete especiais, com um total de 107 quilómetros cronometrados.
Elfyn Evans será o primeiro piloto nas pistas do deserto saudita, em virtude de ser o líder do campeonato, pelo que terá Sébastien Ogier a controlar o seu ritmo.
AGYR // AO
Lusa/Fim
