
Taipé, 17 jun 2023 (Lusa) – O Ministério da Defesa de Taiwan disse hoje ter detetado 13 caças e sete navios da China, nas proximidades da ilha, cerca das 06:00 (23:00 de sexta-feira em Lisboa).
“As Forças Armadas da República da China monitorizaram a situação e designaram aviões CAP, navios da marinha e sistemas de mÃsseis terrestres para responder a estas atividades” da República Popular da China, de acordo com um comunicado do Ministério publicado na rede social Twitter.
A escalada da tensão na região começou com a viagem à ilha da então presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (câmara baixa do Congresso norte-americano) Nancy Pelosi, em agosto do ano passado.
A situação agravou-se, na sequência da visita da lÃder de Taiwan, Tsai Ing-wen, aos EUA, onde se reuniu com vários congressistas norte-americanos, apesar dos avisos de Pequim.
Taiwan tem um Governo autónomo desde 1949, mas a China considera o território sob a sua soberania. A polÃtica de Pequim em relação a Taipé tem sido, até à data, a de uma reunificação pacÃfica, ao abrigo do princÃpio “Um paÃs, dois sistemas”.
EJ // EJ
Lusa/Fim



