Statistics Canada: Preços dos alimentos caem no Canadá pela primeira vez em 8 anos

Foto: Pexels

Os preços dos produtos alimentares no Canadá diminuíram pela primeira vez desde maio de 2017, embora a inflação global em janeiro tenha aumentado ligeiramente em relação a dezembro, segundo a Statistics Canada.

Em dezembro, os preços dos alimentos aumentaram 0,6%. Em janeiro, registou-se uma descida na mesma proporção, marcando a primeira queda nos preços dos alimentos desde maio de 2017.

Os canadianos também pagaram menos pelo álcool em janeiro. Em dezembro, os preços das bebidas alcoólicas, dos produtos do tabaco e da cannabis recreativa subiram 0,7%. Em janeiro, registou-se uma descida de um ponto percentual.

Os economistas afirmam que esta ligeira redução nos preços dos alimentos e de outros bens de consumo se deveu, em grande parte, às férias fiscais, marcadas pela isenção temporária do GST/HST.

Os especialistas alertam que esta isenção temporária, em vigor entre 9 de dezembro e 15 de fevereiro, pode afetar as análises do mercado canadiano em janeiro, sendo o relatório da inflação de março aquele que trará uma leitura mais clara dos índices de preços ao consumidor.

No entanto, as ameaças tarifárias de Donald Trump e as consequentes medidas de retaliação por parte do Canadá colocam os preços dos alimentos e de outros bens de consumo sob um cenário de incerteza e instabilidade.