Statistics Canada: Economia do Canadá estagna em agosto

Foto: Pexels

As previsões económicas no Canadá indicam que a economia poderá não corresponder às estimativas do Banco do Canadá para o terceiro trimestre, após uma série de fatores temporários terem travado o crescimento do produto interno bruto (PIB) em agosto, segundo dados divulgados a 31 de outubro.

O crescimento económico de julho também foi revisto em baixa para 0,1%, de 0,2%, segundo o Statistics Canada, que acrescentou que os dados preliminares indicam que o crescimento deverá ter recuperado para 0,3% em setembro.

Tudo isto traduz-se num crescimento anualizado de 1,0% no terceiro trimestre, abaixo da estimativa do banco central canadiano de 1,5%, uma previsão que já tinha sido revista em baixa no início de outubro.

Os valores trimestrais do PIB do Statistics Canada baseiam-se na produção industrial do Canadá, enquanto os valores do terceiro trimestre, que deverão ser divulgados no próximo mês, serão calculados com base nos rendimentos e despesas.

O crescimento económico do Canadá abrandou sob o peso dos elevados custos dos empréstimos, que restringiram os investimentos das empresas, a produção e a procura dos consumidores.

As indústrias produtoras de bens registaram uma contração de 0,4% em agosto, atingindo o seu nível mais baixo desde dezembro de 2021, segundo o Statistics Canada. A indústria transformadora diminuiu 1,2%, contribuindo de forma significativa para a queda do PIB nesse mês.

Fatores temporários, como as paralisações nas duas maiores empresas ferroviárias canadianas e a manutenção em fábricas de automóveis, contribuíram para os números pouco animadores.