Sondagem: despesas. Maioria acha que federais gastam demasiado

De acordo com um novo inquérito, a maioria dos canadianos considera que o Governo federal está a gastar demasiado. No entanto, o aumento do financiamento em algumas áreas políticas continua a ser popular entre alguns cidadãos. Os dados foram revelados pelo instituto Angus Reid.

Dias antes da apresentação do orçamento federal, novos dados do Instituto Angus Reid revelam que três em cada cinco canadianos (59%) afirmam que, mesmo antes de serem anunciados os 18 mil milhões de dólares em compromissos para despesas, o financiamento federal tinha crescido demasiado e que era necessário fazer cortes.

A filiação política é fundamental para compreender as opiniões sobre a despesa federal. Nove em cada dez (87%) eleitores atuais do Partido Conservador dizem que o Governo federal está a gastar demasiado.

É importante notar que os eleitores liberais de 2021 que ainda apoiam o partido têm muito menos probabilidades de dizer que a despesa pública é demasiado elevada do que aqueles que, entretanto, mudaram o apoio para outro partido (29% contra 47%). Ainda assim, esses 29% são quase quatro vezes mais do que a proporção dos que dizem que gastariam mais (8%).

Enquanto os canadianos olham para o aumento das despesas do Governo federal com alguma preocupação, dois em cada três cidadãos (67%) dizem que se preocupam com o défice federal e que há algumas áreas em que muitos gostariam de ver cortes. Três em cada cinco (59%) gostariam de reduzir a ajuda externa. Um em cada três diz que cortaria nos serviços públicos (32%), nos programas ambientais (32%) ou nas despesas com os indígenas (39%).

Dito isto, há uma série de outras áreas em que os canadianos dizem que o governo federal não está a gastar o suficiente. Os cuidados de saúde são uma área em que dois terços (67%) gostariam de aumentar a despesa.

Além disso, quase metade (48%) aumentaria a despesa com a defesa nacional.

FOTO: JUSTIN TRUDEAU/X