Solidariedade: Grupo desafia residentes de Ontário a doar cheques de desconto

Foto: Pexels

Enquanto os cidadãos de Ontário esperam receber os seus cheques de desconto de 200 dólares no mês de janeiro, um grupo, sob o nome de 200dollars.ca, está a encorajar os residentes a considerar doar o dinheiro da província a instituições de caridade locais.

O grupo acrescenta que cada dólar doado pode produzir duas refeições para alguém com necessidades, o que significa que os 200 dólares seriam equivalentes a 400 refeições.

Os cheques de desconto foram anunciados pelo Governo de Ontário a 29 de outubro de 2024, com a justificação de que seriam um apoio às famílias numa altura em que o custo de vida continua elevado. Os pagamentos dos cheques foram definidos para o final de janeiro e início de fevereiro.

No seu apelo à doação, o grupo 200dollars.ca sublinha que, se o cheque de 200 dólares faz diferença na economia do agregado familiar, as pessoas devem ficar com ele, mas, caso o cheque de desconto não tenha impacto na economia familiar, devem considerar a doação do mesmo em apoio ao serviço dos bancos alimentares.

De acordo com o relatório Feed Ontario de dezembro, a utilização dos bancos alimentares ultrapassou a capacidade e os recursos, com 40% dos bancos alimentares de toda a província a serem forçados a reduzir as suas atividades, incluindo os bancos alimentares Daily Bread de Toronto. O relatório também concluiu que um milhão de habitantes de Ontário recorrem aos bancos alimentares para sobreviver. O Daily Bread Food Bank tem recebido entre 10 mil e 12 mil novos visitantes por mês.

A 200dollars.ca trabalha com a Canada Helps, uma organização que apoia mais de 85 mil instituições de caridade canadianas registadas através de donativos digitais.