
Jacarta, 16 dez 2022 (Lusa) – O número de mortos no terramoto que atingiu em novembro a ilha de Java, na Indonésia, quase dobrou e ascendeu a 602, segundo um novo balanço realizado hoje por uma autoridade do governo local.
Em 21 de novembro, um terramoto de magnitude 5,6 na escala de Richter atingiu a cidade de Cianjur, na provÃncia mais populosa da Indonésia, em Java Ocidental. A maioria das vÃtimas morreu após o colapso de edifÃcios ou em deslizamentos de terra.
O balanço anterior feito pelas autoridades foi de 334 mortos.
O porta-voz do governo local de Cianjur, Adam, que como muitos indonésios tem apenas um nome, disse à agência de notÃcias AFP que o balanço de mortos de 602 foi baseado em dados recolhidos entre os moradores da cidade.
“Se alguém morre, as pessoas em Cianjur costumam enterrá-lo imediatamente. Devido à situação de pânico, os mortos foram imediatamente enterrados pelos seus familiares sem notificar o órgão de saúde”, explicou.
Um funcionário da agência local de serviços de emergência (BPBD), Wawan Setiawan, confirmou à AFP este novo balanço, que foi compartilhado pelo organismo nas redes sociais.
A agência de notÃcias estatal Antara também citou hoje o chefe do distrito de Cianjur, Herman Suherman, sobre o novo número de 602 mortos.
O porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (BNPB), Abdul Muhari, disse à AFP que o número de mortos confirmados pelo organismo é de 335, mas está a trabalhar para verificar este novo balanço.
“O chefe do distrito disse que já tem os dados, mas ainda precisamos verificar”, disse o porta-voz, acrescentando que os familiares dos mortos para pedirem assistência ao governo, devem retirar as vÃtimas do registo familiar e receber um atestado de óbito das autoridades.
Localizada no “CÃrculo de Fogo” do PacÃfico, onde as placas tectónicas se encontram, a Indonésia experimenta regularmente terramotos e erupções vulcânicas.
Este terremoto é o mais mortal na Indonésia desde 2018, quando a região de Palu (Ilha das Celebes) foi atingida por um terramoto e um ‘tsunami’ que mataram mais de 4.000 pessoas.
Muitas vÃtimas foram encontradas debaixo de escombros nos dias que se seguiram ao sismo e apenas alguns resgates bem-sucedidos foram relatados, incluindo uma operação para retirar um rapaz de seis anos, descrito como um “milagre” pelos socorristas.
O terramoto destruiu mais de 62.000 casas e forçou a retirada de mais de 73.000 pessoas para pelo menos 325 abrigos, disseram as autoridades locais.
CSR // SLX
Lusa/Fim



