
Jacarta, 26 de nov 2022 (Lusa) – Subiu para 318 o número de mortos no terramoto que atingiu a provÃncia de Java Ocidental, na Indonésia na segunda-feira, depois de encontrarem o corpo de oito pessoas desaparecidas, informaram hoje as autoridades.
As equipas de resgate continuam a procurar nos escombros as 14 pessoas que estão desaparecidas, com cada vez menos esperança de encontrá-las com vida, enquanto o número de feridos é de 7.729, a grande maioria com ferimentos leves, segundo dados da Agência Nacional para a Gestão de Desastres.
Os grupos de socorro trabalham, entre outros pontos, numa enorme avalanche que engoliu vários edifÃcios perto da cidade de Cianjur, com cerca de 170.000 habitantes.
O epicentro deste terramoto de magnitude 5,6 ocorreu naquela localidade, onde causou estragos devido à sua pouca profundidade e ao atingir uma área densamente povoada área.
Segundo as autoridades, uma centena das vÃtimas mortais são crianças, uma vez que os sismos atingiram a provÃncia de Java Ocidental durante o horário escolar e causaram estragos em dezenas de estabelecimentos de ensino, com 368 escolas destruÃdas.
Um dos maiores problemas para os governantes é a gestão dos 73.693 deslocados, muitos deles depois de terem perdido as suas casas devido ao terramoto, que destruiu totalmente 58.049 habitações, 144 centros religiosos e 14 centros de saúde.
A operação de busca e salvamento e a distribuição da ajuda humanitária foram prejudicadas pelas dezenas de réplicas sÃsmicas registadas após o impacto inicial, além de chuvas torrenciais e risco de novos deslizamentos de terra na região.
O terremoto de segunda-feira é o mais mortal na Indonésia desde setembro de 2018, quando um sismo e um tsunami na ilha de Celebes (Sulawesi) mataram mais de 4.300 pessoas no paÃs, que fica no chamado Anel de Fogo do PacÃfico, um área de grande atividade sÃsmica e vulcânica, onde são registados cerca de 7.000 terremotos por ano, a maioria deles moderados.
EYC // MSF
Lusa/Fim



