
Angra do Heroísmo, Açores, 23 abr 2026 (Lusa) – Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter foi registado hoje de madrugada na ilha Terceira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, o abalo foi registado às 00:20 locais (01:20 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 12 quilómetros a este-nordeste de Santa Cruz, município de Praia Vitória, na ilha Terceira.
“Não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido”, acrescentou o IPMA, num comunicado.
De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
Os Açores registaram mais de 20 mil sismos em 2025, dos quais 148 foram sentidos pela população, segundo uma carta de sismicidade divulgada na quarta-feira pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
“Relativamente à sismicidade sentida, esta ocorreu, predominantemente, nos meses de junho e novembro, com 38 eventos em cada mês, totalizando 148 sismos sentidos durante o ano de 2025”, adiantou o CIVISA, acrescentando que o elevado número de sismos sentidos “é justificado pela atividade sísmica registada no vulcão de Santa Bárbara”.
O CIVISA publicou na quarta-feira, na sua página, a Carta de Sismicidade dos Açores de 2025, em colaboração com o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores.
Em 2025, o CIVISA “registou 20.753 sismos, dos quais 12.971 obtiveram localização hipocentral e encontram-se projetados na Carta de Sismicidade”.
Nos restantes eventos não foi possível obter localização, por “serem muito pouco energéticos e não terem sido detetados por um número suficiente de estações”.
A maioria da sismicidade localizável centrou-se no vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, a sul da ilha de São Miguel e na zona do Vulcão do Pico Alto e do Vulcão Guilherme Moniz, na ilha Terceira.
Segundo o CIVISA, “o maior número de sismos foi registado no mês de novembro, tendo contribuído em grande parte para este número, a crise sismovulcânica no Vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira”.
Desde junho de 2022 que a atividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara se encontra “acima dos valores normais de referência”.
O nível de alerta do Vulcão de Santa Bárbara, que se encontra atualmente em V2 (sistema vulcânico em fase de instabilidade), já foi elevado para V3 (sistema vulcânico em fase de reativação), em junho de 2024 e em novembro de 2025, devido ao incremento da atividade sísmica e à deteção de deformação crustal.
O sismo de maior magnitude sentido na região em 2025 ocorreu no dia 02 de agosto, na zona sismogénica da Falha Glória, com epicentro a cerca de 119 quilómetros de Santa Maria.
Com uma magnitude de 5,5 na escala de Richter, foi sentido no concelho de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, e no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel.
VQ (ASR/CYB) // VQ
Lusa/Fim
