
Num vídeo partilhado nas redes sociais, o Presidente Geral da LiUNA Brent Booker fez um balanço geral das conquistas em 2024 e dos planos para 2025.
Booker destaca que o início deste ano foi de reflexão, com a definição de objetivos e análise do impacto que o sindicato tem na comunidade.
2024 foi mais um ano de afirmação dos valores do sindicato, na constante luta pela valorização dos trabalhadores como pessoas com direitos, sendo considerado um ano histórico.
No ano passado, a LiUNA não só registou um aumento significativo de membros, como conquistou novos direitos, incluindo as novas políticas trabalhistas de apoio à maternidade para mulheres associadas. Além disso, o sindicato também criou novas oportunidades de transformar projetos inovadores.
Em maio, a LiUNA organizou a sua primeira conferência para o crescimento da organização em toda a América do Norte. O encontro realizou-se em Minneapolis, com o objetivo de lançar a marcha sindical na procura por alcançar um milhão de membros.
Em setembro, mais de 600 mulheres da LiUNA representaram a união sindical numa conferência que reuniu representantes de vários sindicatos nacionais e internacionais envolvidos na construção de diversas nações.
Nesta conferência, Booker anunciou a conquista marcante para o sindicato da nova política de licença de maternidade. Esta nova vitória permite atender mais membros, fornecendo um subsídio de licença de maternidade de até 800 dólares por semana até ao máximo de 14 semanas.
No vídeo, Booker sublinha ainda que tudo foi e continua a ser possível, incluindo a Declaração de Direitos Trabalhistas afirmada em 2024, através das vozes dos membros ativos. Entre outras conquistas, a declaração reafirma o direito à greve, a um local de trabalho não discriminatório e a pausas no trabalho.
Estes direitos estão na base do próximo capítulo de ativismo da LiUNA, no qual os membros são os heróis. Em 2024, a meta do sindicato era atingir os 15 mil trabalhadores no Laborers Rising Volunteers, mas no final do ano, a LiUNA conseguiu mais de 25 mil novos membros, que se uniram à construção de mais de 200 comités de voluntários em luta por melhorias nas suas comunidades, com eventos beneficentes, arrecadação de alimentos e outros projetos de solidariedade.
Em 2025, a missão da LiUNA é redobrar os esforços de crescimento com força, poder e união em marcha para alcançar um milhão de membros, começando pelo relançamento da revista sindical com notícias e atualizações, mas também com mais envolvimento nos locais de trabalho nos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.