
Lisboa, 21 jul 2026 (Lusa) – As seguradoras pagaram ou provisionaram 1,4 mil milhões de euros em indemnizações no âmbito dos 218 mil sinistros registados na sequência das tempestades, disse hoje no parlamento o presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).
Numa audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), sobre o plano de atividades, Gabriel Bernardino referiu que 99,6% dos sinistros reportados até 10 de julho tinham as peritagens feitas, 84,5% estavam encerrados e 88,4% estavam regularizados.
Recordando que o comboio de tempestades que afetou o paÃs no inÃcio do ano provocou “o maior número de sempre” de sinistros reportados, o presidente do regulador dos seguros estimou as perdas totais em 5,3 mil milhões de euros, com 26% desse montante a ser “assegurado por contratos de seguros”.
CT // JNM
Lusa/Fim



