Saúde: Linha de prevenção de suícidio do Canadá atende mil chamadas por dia

Foto: Pexels

Especialistas na área da saúde mental afirmaram que, à medida que a linha 988 de ajuda nacional do Canadá para prevenção do suicídio completa um ano, já é possível observar uma diferença significativa na prevenção de suicídios.

Esta linha de apoio direto fornece suporte urgente, em tempo real, por telefone e mensagem de texto para pessoas em todas as províncias e territórios, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os socorristas, devidamente treinados, atendem quem pede ajuda, explorando maneiras de lidar com situações inesperadas e avassaladoras para a pessoa, de forma a ajudá-la a encontrar um caminho para a segurança. A linha também oferece suporte e aconselhamento a pessoas preocupadas com alguém que conhecem que possa estar em risco ou tenha manifestado indícios de pensamentos suicidas.

De acordo com os dados da linha de apoio, os socorristas atenderam mais de 300 mil chamadas e mensagens de texto desde o seu lançamento no ano passado, o que equivale a cerca de mil chamadas por dia.

Cerca de 4.500 pessoas morrem por suicídio no Canadá todos os anos, de acordo com a Statistics Canada – o equivalente a 12 mortes por dia. Estes números levam os especialistas em saúde mental a destacar a necessidade crescente de serviços de apoio nesta área e a reforçar a importância desta linha de ajuda como uma forma eficaz de garantir que as pessoas recebam suporte em tempo útil.

Os especialistas sublinham ainda o impacto positivo que a linha tem, especialmente entre os mais jovens, tendo em conta o número crescente de casos de problemas de saúde mental registados entre a juventude no Canadá.