Saúde: Casos de pneumonia atípica aumentam no Canadá

Foto: Pexels

Os médicos e serviços de urgência de todo o Canadá dizem que estão a assistir a um aumento invulgar de casos de pneumonia atípica, particularmente em crianças.

A pneumonia atípica, causada por ‘Mycoplasma pneumoniae’, é uma forma ligeira de infeção bacteriana que apresenta sintomas como febre ou tosse.

Estes casos não são monitorizados pela Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC) ou pela Saúde Pública de Ontário (PHO), uma vez que não são de declaração obrigatória.

Contudo, Allan Grill, chefe de medicina familiar do Hospital Markham Stouffville, afirmou que ele e os seus colegas têm observado um aumento nos casos de pneumonia atípica, tendo, no espaço de uma semana, diagnosticado três crianças. Outro fator preocupante para as equipas médicas é o facto de esta doença estar a surgir cada vez mais em crianças com menos de 5 anos de idade.

Tammy DeGiovanni, vice-presidente sénior de serviços clínicos e diretora executiva de enfermagem do Children’s Hospital of Eastern Ontario (CHEO), também confirmou que vários serviços de urgência, em todo o país, estão a registar um aumento de pacientes. No CHEO, o departamento de urgência normalmente atende cerca de 150 pacientes por dia, mas, na penúltima semana de novembro, este número subiu para 200 a 250 pacientes por dia.

Apesar de não terem sido dados números exatos pelo Michael Garron Hospital e pelo Toronto’s Hospital for Sick Children, ambos também registaram um aumento ou têm conhecimento de mais casos de pneumonia atípica nesta estação, em comparação com a mesma altura no ano passado.

Os médicos recomendam que os pais de crianças que apresentem sintomas do trato respiratório, como tosse, febre ou corrimento nasal, as levem ao seu prestador de cuidados primários, em particular se a febre durar há mais de cinco dias ou se houver sintomas de letargia, falta de ar ou perda de apetite.

Os médicos alertam ainda que esta infeção bacteriana se propaga facilmente através de gotículas respiratórias, como quando alguém tosse ou espirra. Para evitar a propagação, é importante lavar frequentemente as mãos, especialmente antes de comer, tossir ou espirrar para as mangas, e, se estiver doente, permanecer em casa.