
As autoridades de saúde de Toronto anunciaram que os passageiros do Terminal 1 do Aeroporto Pearson, em Toronto, podem ter sido expostos ao sarampo na penúltima semana de janeiro.
Num comunicado divulgado a 24 de janeiro, o Serviço de Saúde Pública de Toronto (TPH) anunciou a abertura de uma investigação relacionada com um caso de sarampo que envolveu uma pessoa que viajou recentemente para o estrangeiro.
Segundo o TPH, as pessoas que viajaram no voo TK17 da Turkish Airlines, de Istambul para Toronto, e que chegaram ao aeroporto às 5:30 pm de 22 de janeiro, podem ter sido expostas a esta doença altamente contagiosa.
Os indivíduos afetados estão a ser aconselhados a monitorizar os sintomas até 12 de fevereiro. Os sintomas incluem febre, corrimento nasal, tosse, olhos vermelhos, uma erupção cutânea vermelha que começa no rosto e se espalha pelo corpo, e pequenas manchas branco-azuladas que podem aparecer dentro da boca e da garganta.
O sarampo é transmitido pelo ar quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou fala. O vírus pode permanecer no ar ou em superfícies até duas horas.
Esta é a terceira vez, nos últimos meses, que uma possível exposição ao sarampo foi relatada no aeroporto.
No Canadá, foram registados 147 casos em 2024 e, de acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá, registaram-se oito casos de sarampo desde o início de 2025.
