
Lisboa, 07 out 2026 (Lusa) – O governador do Banco de Portugal (BdP) admitiu hoje que não ficaria surpreendido se se registasse um excedente orçamental este ano e também no próximo.
Álvaro Santos Pereira disse, na apresentação do Boletim Económico de outubro, em Lisboa, que não ficaria surpreendido com um excedente orçamental, considerando ainda que “há condições” para no próximo ano também se verificar, ou perto disso.
Este boletim não tem previsões orçamentais, mas o responsável sinalizou que a economia cresce mais do que o previsto e há mais receita fiscal, o que permite antever este desempenho.
Ainda assim, o governador sinalizou que é fundamental “manter a prudência orçamental”, nomeadamente para continuar a reduzir dívida pública, que “continua a ser alta”, e para controlar o crescimento da despesa.
Quanto às regras orçamentais europeias, Santos Pereira assumiu que a despesa pública está a crescer, mas ressalvou que desde que Portugal continue a um manter excedente orçamental ou perto disso até 2028, “não vai haver necessidade de fazer ajustamentos” porque continua a cumprir a regra relativa aos procedimentos por défice excessivo.
MES // EA
Lusa/Fim



