
Haia, 29 jun 2026 (Lusa) – A Rússia poderá lançar uma campanha militar limitada contra um paÃs da NATO cerca de um ano depois do fim da guerra na Ucrânia, alertou hoje o Ministério da Defesa dos PaÃses Baixos.
No seu relatório anual sobre a sua estratégia de defesa, o Ministério holandês afirmou que a Europa se encontra numa “zona cinzenta” entre a guerra e a paz, prometendo aumentar o investimento do paÃs na defesa, particularmente em equipamentos que não necessitem de pilotos, como os drones.
“Os serviços de informações holandeses acreditam que a Rússia está a preparar-se para um confronto de longo prazo com a Europa”, explicou o relatório.
“No pior dos cenários, uma guerra limitada contra os membros da NATO seria concebÃvel dentro de um ano após o fim da guerra travada pela Rússia na Ucrânia”, disseram as autoridades.
Este alerta surge enquanto os membros da NATO se preparam para a cimeira da organização na capital turca, Ancara, nos dias 07 e 08 de julho, onde a ameaça russa será uma preocupação central.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, afirmou que a Rússia “poderá estar pronta para utilizar a força militar contra a NATO dentro de cinco anos”.
Para combater estas ameaças, os PaÃses Baixos estabeleceram o objetivo de ter metade da sua capacidade operacional não tripulada em cinco anos.
Para alcançar este objetivo, o Governo holandês pretende criar um “laboratório de desenvolvimento” especial, encarregado de conceber e construir drones capazes de combater outros drones.
“A questão é se a Europa e os PaÃses Baixos serão suficientemente fortes a tempo de proteger a nossa liberdade, a nossa segurança e o nosso modo de vida”, disse a ministra da Defesa holandesa, Dilan Yesilgoz.
“É da responsabilidade de todas as gerações, mas raramente foi tão urgente”, acrescentou.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.
CSR // APN
Lusa/Fim



