Retalho: Amazon fecha armazéns e despede centenas no Quebec

Foto: Pexels

A gigante do retalho online Amazon vai encerrar todos os seus armazéns no Quebec e despedir centenas de trabalhadores.

A empresa diz que vai cessar as operações nos próximos dois meses em sete locais: um centro de distribuição, dois centros de triagem, três estações de entrega e uma estação de entrega AMXL (extra grande), co-localizada com um centro de triagem.

A Amazon nega que a decisão tenha sido tomada na sequência da sindicalização de 200 funcionários na primavera de 2024 no armazém DXT4, em Laval.

No total, serão despedidos 1.700 empregados regulares no Quebec e 250 trabalhadores temporários sazonais.

A empresa explica que os trabalhadores sazonais “serão compensados até ao último dia dos seus contratos” e que os trabalhadores afetados receberão pacotes que incluem até 14 semanas de salário após o encerramento das instalações, bem como benefícios transitórios, como “recursos de colocação profissional”.

A Amazon acrescenta que planeia regressar ao seu modelo de terceiros, apoiado por pequenas empresas locais, para a entrega de encomendas.

O premier do Quebec, François Legault, já se manifestou em relação ao anúncio da Amazon, considerando-o uma decisão lamentável que provocará transtornos às famílias dos trabalhadores envolvidos. Legault acrescentou que a decisão foi uma iniciativa privada da empresa, sem interferência governamental.