
Las Palmas de Gran Canaria, 21 de set 2025 (Lusa) – Um grupo de 50 imigrantes de origem magrebina, 49 homens e uma mulher, foi resgatado após ficar à deriva no mar a quase 100 quilómetros de Arrecife de Lanzarote numa lancha pneumática.
Segundo informações fornecidas à EFE por fontes da Salvamento Marítimo, a embarcação foi avistada pouco depois da meia-noite deste sábado por um barco de pesca que alertou aquele serviço espanhol.
Enquanto o navio, chamado ‘Santuario Barquereño’, se aproximava da embarcação até ficar ao seu lado e averiguar a situação dos seus ocupantes, que relataram ter ficado à deriva após esgotar o combustível do motor, a Salvamento Marítimo mobilizou o seu barco de resgate ‘Guardamar Polimnia’.
Chegados ao local por volta das quatro da manhã, os tripulantes do ‘Polimnia’ içaram os imigrantes a bordo e levaram-nos ao porto de Arrecife, onde iniciaram o desembarque às 07:30 de domingo, informou aquela entidade.
Em Palma de Maiorca, uma embarcação com 15 pessoas a bordo foi intercetada a quatro milhas da costa da localidade de Colònia de Sant Jordi.
Segundo informou hoje a Delegação do Governo nas Baleares, a embarcação foi intercetada às 21:58 de sábado, com 15 pessoas de origem subsaariana a bordo, frente à costa de Maiorca.
Este ano, 295 embarcações do tipo bote chegaram de forma irregular às costas das Ilhas Baleares, com um total de 5.480 imigrantes transportados, de acordo com a contagem da EFE com base em dados da Delegação do Governo nas Ilhas Baleares.
Durante 2024, 5.882 migrantes chegaram ao arquipélago por via marítima, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Nacional do Ministério do Interior.
EYC // MSF
Lusa/Fim