
DÃli, 04 set 2026 (Lusa) — As remessas dos trabalhadores timorenses no estrangeiro aumentaram no segundo semestre deste ano para 54 milhões de dólares, segundo o boletim económico relativo ao segundo semestre do ano hoje divulgado pelo Banco Central de Timor-Leste (BCTL).
“No segundo trimestre de 2026, as remessas dos trabalhadores atingiram 54 milhões de dólares [46,4 milhões de euros], o que representa um aumento significativo de 12,5% em termos anuais e de 6,9% em comparação com o trimestre de março de 2026”, pode ler-se no documento do banco central timorense.
Em junho de 2025, as remessas enviadas pelos trabalhadores no estrangeiro atingiram 48 milhões de dólares (41,2 milhões de euros) e no primeiro trimestre deste ano atingiram 50,5 milhões de dólares (43,4 milhões de euros).
Segundo o BCTL, a migração laboral continua a ser fundamental no apoio aos rendimentos das famÃlias e ao consumo interno.
O boletim económico indica que o Reino Unido continua a ser a principal origem das remessas, contribuindo com 41% do total do dinheiro recebido, seguido da Austrália com 31%, da Coreia do Sul (7%), Irlanda (5%).
“Apesar de conservar a posição de principal fonte de remessas, a participação do Reino Unido tem diminuÃdo gradualmente ao longo do tempo, enquanto a contribuição da Austrália tem aumentado de forma consistente, refletindo a crescente presença de trabalhadores timorenses no mercado de trabalho australiano”, salienta o BCTL.
MSE // CAD
Lusa/Fim



