
Esta segunda-feira, 11 de novembro, Dia da Memória, foi um dia para honrar a dedicação e a coragem dos veteranos canadianos. Por todo o Canadá, a data foi assinalada com minutos de silêncio e cerimónias de homenagem, bem como celebrações de aniversários importantes.
Passaram 80 anos desde o Dia D, que marcou o início do fim da Segunda Guerra Mundial, 10 anos desde o fim da missão no Afeganistão, 60 anos de operações de manutenção da paz em Chipre e a Força Aérea Real Canadiana celebra 100 anos.
O primeiro-ministro Justin Trudeau e a governadora-geral Mary Simon marcaram presença na cerimónia no Memorial Nacional de Guerra, em Ottawa. A cerimónia foi organizada pela Royal Canadian Legion, com início às 10:30 am de 11 de novembro, no National War Memorial, e incluiu dois minutos de silêncio às 11:00 am para homenagear aqueles que perderam a vida ao serviço das forças armadas.
Às figuras políticas juntou-se a Mãe da Cruz de Prata Nacional de 2024, Maureen Anderson, que perdeu os seus dois filhos ao serviço do exército canadiano no estrangeiro. Anderson depositou uma coroa de flores em nome de todas as famílias canadianas que perderam um filho ao serviço militar no Canadá.
Às 11:30 am, realizou-se um sobrevoo especial de aviões militares antigos, assinalando o 100.º aniversário da Royal Canadian Air Force.
