Religião: Festas do Santo Cristo estão prestes a regressar a Ponta Delgada

3 de maio foi a data escolhida para o arranque das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres deste ano, em Ponta Delgada. A maior celebração religiosa dos Açores estende-se por vários dias, até 9 de maio. Todos os anos, antes mesmo de começar, o espírito festivo já se faz sentir, com a ornamentação da cidade para a grande festa.

Das árvores às Igrejas, tudo tem direito a um toque extra de cor e de luz. A comunidade local mobiliza-se fortemente para as celebrações. As festas recebem anualmente milhares de pessoas de todas as ilhas do arquipélago e do continente, bem como emigrantes dos Estados Unidos da América (EUA) e do Canadá.

Este ano, as festas em honra do Santo Cristo regressam ao formato anterior à pandemia. São presididas pelo bispo Myron Cotta, proveniente de Stokcton, na Califórnia. Um sacerdote que tem pais açorianos, mas já nascido nos EUA.

A grande novidade deste ano é a realização de uma missa em inglês, na manhã de dia 5. A celebração é dirigida a turistas e alguns emigrantes que tenham mais dificuldades em entender o português.

Já o ponto alto das festas acontece no mesmo dia, à tarde. A procissão com a saída da imagem do Santo Cristo dos Milagres arranca às 16h30.

Foto: David Stanley/Flickr