Relatório: Governo de Ontário subestima custos de realocação do ServiceOntario

Foto: PrintScreen GoogleMaps

A decisão do Governo Ford de encerrar nove postos de atendimento independentes do ServiceOntario e transferi-los para grandes superfícies comerciais custou mais do que o inicialmente calculado, segundo um novo relatório do organismo de controlo financeiro de Ontário.

O Financial Accountability Office of Ontario concluiu que, embora a província tenha subestimado o custo da mudança, também subestimou os benefícios potenciais que poderiam ser obtidos ao longo do tempo.

Esta medida implicou o pagamento de 11,7 milhões de dólares à Staples Canada, durante o período do projeto-piloto, para que os locais funcionassem com mais serviços e com um horário de funcionamento quase 50% superior ao anterior, segundo o FAO.

O valor de 11,7 milhões de dólares revelado pelo FAO a 15 de janeiro é 1,5 milhões de dólares mais elevado do que o custo inicialmente calculado pelo governo. As horas de funcionamento permitidas pela mudança também aumentaram, segundo os cálculos do organismo de controlo financeiro, passando de 30% para 47,7%.

Perante a incerteza sobre se o acordo acabará por poupar dinheiro à província a longo prazo, o FAO calculou dois cenários: se a província tivesse renovado os seus acordos com os nove locais do ServiceOntario, teria alcançado uma poupança líquida de 800 mil dólares, mas sem horas extra; se tivesse alargado o horário de funcionamento dos nove locais do ServiceOntario em vez de os deslocar, teria custado mais 1,2 milhões de dólares, custo este evitado com a mudança para a Staples.

A principal diferença entre os locais do ServiceOntario que encerraram e os da Staples é que os primeiros cobravam por transação, enquanto a Staples acordou uma taxa total com o governo.

A decisão de transferir os postos do ServiceOntario para lojas Staples faz parte de um projeto-piloto mais vasto, dividido em seis fases, destinado a “modernizar” o serviço governamental, que incluiu a análise de 13 lojas como a IKEA, Metro e Loblaws para acolher quiosques do ServiceOntario.

O atual projeto-piloto da Staples terminará no início de 2027.