Relatório: Expansão da venda de álcool em Ontário pode custar mais de 500 milhões aos contribuintes

Foto: Pexels

O Financial Accountability Office of Ontario (FAO) publicou um relatório que estima o impacto económico da decisão de Doug Ford de expandir o mercado de bebidas alcoólicas, incluindo os custos associados à aceleração do lançamento para começar em 2024.

A 14 de dezembro de 2023, o Governo de Ontário anunciou que o mercado de álcool para cerveja, vinho, cidra e bebidas alcoólicas prontas a beber seria expandido para lojas de conveniência, mercearias e grandes lojas provinciais participantes até 1 de janeiro de 2026.

O processo foi acelerado e, em maio de 2024, a província anunciou que a expansão do mercado de bebidas alcoólicas começaria com um lançamento faseado a partir do outono.

O relatório da FAO conclui que a expansão do mercado de bebidas alcoólicas em Ontário resultará num custo líquido de 1,4 mil milhões de dólares ao abrigo do Acordo de Implementação Antecipada, que termina a 31 de dezembro de 2030.

Deste valor, 817 milhões de dólares estão ligados à expansão planeada a partir de 1 de janeiro de 2026, enquanto 612 milhões de dólares são atribuídos à decisão de acelerar o lançamento para 2024.

A FAO estima que o custo para a província pode variar entre 529 milhões e 1,9 mil milhões de dólares até 31 de dezembro de 2030.

A FAO afirmou que o custo financeiro exato para Ontário dependerá de fatores como as respostas dos retalhistas e dos consumidores ao mercado expandido. O preço poderá ser inferior ao projetado se a expansão conduzir a um aumento do consumo de álcool per capita.