Relatório económico: Economia canadiana cresce, mas PIB per capita cai ligeiramente no 3.º trimestre, segundo Statistics Canada

Foto: Pexels

O relatório do produto interno bruto da Statistics Canada, divulgado a 29 de novembro, indicou que a economia cresceu a uma taxa anualizada de 1% no terceiro trimestre, contra 2,2 % no segundo trimestre.

O valor está em linha com as expetativas dos economistas, mas é inferior à previsão de outubro do Banco do Canadá de 1,5 %.

O PIB real per capita entretanto caiu 0,4 % no trimestre.

O relatório de sexta-feira referiu ainda que o aumento das despesas das famílias e do governo foi parcialmente compensado por uma acumulação de stocks mais lenta, um menor investimento de capital das empresas e exportações mais baixas.

O crescimento económico manteve-se fraco no mês de setembro, com o PIB real a aumentar 0,1%. Uma estimativa preliminar sugeriu o mesmo ritmo de crescimento morno também em outubro.

No entanto, apesar do crescimento mais lento, a poupança líquida das famílias no terceiro trimestre aumentou, uma vez que o rendimento disponível cresceu ao dobro da taxa de despesa.

O relatório referiu também que os salários elevados e as taxas de juro mais baixas contribuíram para que a taxa de poupança das famílias atingisse um pico de três anos no terceiro trimestre, alcançando 7,1%.

Os economistas que reagiram aos últimos números do PIB continuam divididos quanto à possibilidade de o Banco do Canadá reduzir a sua taxa de juro diretora em um quarto ou meio ponto percentual em dezembro.

A taxa de juro diretora do banco central situa-se atualmente em 3,75 %.

O governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, anunciou um corte de meio ponto percentual na taxa em outubro em resposta ao retorno da inflação à meta de 2% do banco, mas disse que o tamanho do próximo corte seria determinado pelos dados económicos recebidos.

A taxa de inflação anual do Canadá voltou a subir para 2% em outubro, depois de ter caído para 1,6% no mês anterior.