Relações internacionais: Trudeau cria conselho consultivo sobre relações com EUA

Foto: Facebook Justin Trudeau

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou a 16 de janeiro a criação do Conselho de Relações Canadá-Estados Unidos da América (EUA), integrado por líderes empresariais, sindicais e políticos. O conselho irá assessorar o Governo em matéria de relações bilaterais, perante o regresso de Donald Trump à Casa Branca.

A criação deste conselho é uma das medidas adotadas por Justin Trudeau para fazer face às ameaças de Trump, perante o alerta de que as tarifas podem desencadear uma grave crise económica, com centenas de milhares de empregos perdidos no país.

O Conselho de Relações Canadá-EUA é composto por 18 membros, incluindo o conservador Jean Charest, antigo premier do Quebec, a social-democrata Rachel Notley, ex-premier de Alberta, Lana Payne, presidente do sindicato Unifor, e Flavio Volpe, presidente da Associação dos Fabricantes de Componentes Automóveis.

A criação do conselho aconteceu um dia depois de Trudeau se ter reunido em Ottawa com os premiers das 10 províncias do país para tentar unificar a resposta do Canadá às tarifas anunciadas.