Relação com EUA no topo das preocupações dos canadianos

Foto: Envato

As relações com os Estados Unidos da América (EUA) são atualmente a principal preocupação dos canadianos.

Uma sondagem da CityNews, em parceria com a Leger, indica que 26% dos inquiridos consideram esse o tema mais importante para o país.

O inquérito foi realizado poucos dias antes do arranque da campanha eleitoral. Os resultados ajudam a perceber quais os assuntos que mais pesam no estado de espírito dos eleitores no início do processo.

Logo a seguir à relação com os EUA, 22% apontam a inflação como o principal problema, e 10% dizem que a situação económica do Canadá é a sua maior preocupação.

Entre os eleitores, os liberais dão mais peso à relação com os EUA. Já os conservadores destacam a inflação e a economia.

Por regiões, Ontário e Quebec revelam maior preocupação com os EUA. Em Alberta, o custo de vida lidera as preocupações.

Também há diferenças por faixas etárias: os mais velhos dão mais atenção à política externa, enquanto os mais novos sentem mais o impacto do custo de vida.

Quanto aos líderes, 37% consideram Mark Carney o mais preparado para lidar com os EUA, e 36% confiam no político para gerir a economia.

Pierre Poilievre é apontado por 34% como o mais apto para tratar da imigração, e por 31% como o melhor para enfrentar a crise do custo de vida.