
Londres, 15 nov 2025 (Lusa) – O Governo britânico vai reduzir a proteção concedida aos refugiados, que serão “obrigados a regressar ao seu país de origem logo que seja considerado seguro”, anunciou hoje o Ministério do Interior num comunicado.
Esta medida faz parte de uma série de reformas, que deverão ser apresentadas e detalhadas na próxima semana pelo Governo, com o objetivo de reduzir o número de migrantes a chegar ao Reino Unido.
Atualmente, o estatuto de refugiado no Reino Unido dura cinco anos, após os quais estas pessoas podem pedir autorização de residência permanente e ficam com um caminho aberto para tentarem obter a cidadania.
Alguns jornais britânicos tinham já noticiado que a ministra do Interior, Shabana Mahmood, ia anunciar esta medida, inspirada no sistema migratório dinamarquês.
Londres vai também eliminar o acesso automático às ajudas sociais para os requerentes de asilo, no âmbito da reforma destinada a combater a imigração irregular, anunciou o Ministério do Interior.
“No âmbito de um plano histórico, as ajudas automáticas concedidas às pessoas que pedem asilo vão chegar ao fim”, lê-se no comunicado do Ministério.
A ministra Shabana Mahmood deve detalhar na segunda-feira o seu plano, apresentando-o no parlamento, plano esse que pretende tornar o Reino Unido um destino menos atraente para os migrantes indocumentados, assim como facilitar a sua deportação.
ANP // MCL
Lusa/Fim
