RCMP prende oito pessoas em operação contra tráfico de migrantes

Foto: Pexels

A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) prendeu oito pessoas no Quebec e em Ontário na madrugada de 20 de março. As detenções ocorreram no âmbito de uma investigação a uma rede de contrabando que, alegadamente, transportava ilegalmente migrantes através da fronteira dos Estados Unidos da América (EUA).

A RCMP disse que cinco homens e uma mulher foram presos em Montreal, e outros dois homens foram presos em Brampton, em Ontário. Todos os suspeitos têm entre 20 e 30 anos.

As operações foram realizadas por 100 agentes da RCMP nas duas províncias, com a colaboração da Polícia Regional de Peel.

As autoridades informaram que foram realizadas buscas em duas residências em Montreal e uma em Brampton, com indícios de que uma das habitações em Montreal tenha sido utilizada como “casa de armazenamento” para manter os migrantes antes de serem contrabandeados para os EUA a partir do Quebec.

A força policial não forneceu, até ao fecho desta peça, detalhes sobre a origem dos migrantes, mas partilhou que os serviços da rede de contrabando eram oferecidos pelas redes sociais.

Os detidos foram entregues à custódia da Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá e podem enfrentar acusações relacionadas com contrabando de pessoas e expulsão do Canadá, segundo a RCMP.