RCMP detém 16 pessoas, incluindo ‘Rainha do Canadá’

Foto: Facebook West Central Online

A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) anunciou a detenção de 16 pessoas, incluindo a autoproclamada ‘Rainha do Canadá’ Romana Didulo, a 3 de setembro, no sudoeste de Saskatchewan.

Os seguidores de Didulo, que promoveu várias teorias da conspiração, criaram um complexo chamado ‘Reino do Canadá’ numa antiga escola em Richmound, a oeste de Regina, em 2023.

A RCMP afirmou ter tomado conhecimento na última semana de agosto de uma pessoa com uma arma de fogo na propriedade, tendo mobilizado uma equipa de operações policiais.

Um mandado de busca foi executado e os 16 suspeitos foram presos no prédio, em alguns dos oito veículos recreativos estacionados no local e numa casa na vila. Foram encontradas quatro réplicas de pistolas na área.

No local estavam também três cães que foram apreendidos em boas condições e entregues a um abrigo.

A polícia acrescentou ter iniciado um processo de recolha de provas e testemunhos, não tendo sido divulgada nenhuma acusação até ao fecho desta peça.

O momento da detenção foi divulgado em vídeo nas redes sociais por Didulo, sendo visível os agentes com equipamento tático a invadir uma sala onde a ‘Rainha do Canadá’ se encontrava.