
Lisboa, 12 jan 2025 (Lusa) — A PSP elevou para sete o número de vÃtimas na sequência de uma “altercação entre dois grupos”, ao inÃcio da tarde de hoje na Rua do Benformoso, em Lisboa, tendo três sido conduzidas ao hospital.
Das vÃtimas, três foram assistidas no local e conduzidas ao Hospital de São José, e quatro “deslocaram-se por meios próprios” para a sede da 1.ª divisão da PSP, onde receberam assistência via INEM, indicou a polÃcia, em comunicado enviado à Lusa.
A PSP referiu que não foi possÃvel apurar os motivos da desordem.
Anteriormente, a polÃcia tinha referido a existência de duas vÃtimas, feridas com arma branca, na sequência de “uma desordem” envolvendo vários estrangeiros.
“Uma vÃtima foi esfaqueada num membro inferior e outra na zona lombar. Ambos receberam assistência no local, sendo de seguida transportados para o Hospital de São José”, indicou, antes, a mesma fonte da PSP.
A polÃcia vai comunicar a ocorrência ao Ministério Público e reforçou o policiamento “no local da ocorrência e nas imediações”.
Uma operação policial ocorrida a 19 de dezembro na Rua do Benformoso gerou polémica, após terem sido divulgadas as imagens de dezenas de imigrantes encostados às paredes dos prédios, para serem revistados.
A operação policial resultou na detenção de duas pessoas e já teve como consequência a abertura de um inquérito por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna e uma queixa à provedora de Justiça, subscrita por cerca de 700 cidadãos, entre eles deputados do PS, Bloco de Esquerda e Livre.
Milhares de pessoas participaram este sábado numa manifestação contra o racismo e xenofobia, denominada “Não nos encostem à parede”, em protesto contra a atuação da polÃcia nesta zona do Martim Moniz.
JH (CMP/PJA) // MAG
Lusa/Fim



