
Funchal, Madeira, 13 jun 2025 (Lusa) – O PS/Madeira vai abster-se na votação na generalidade do Orçamento Regional para este ano, anunciou hoje o seu presidente, realçando que o sentido de voto na votação final global dependerá do acolhimento à s propostas de alteração socialistas.
Em declarações aos jornalistas após a reunião da comissão polÃtica do PS, Paulo Cafôfo indicou que foi decidido por unanimidade que o PS vai abster-se na generalidade e apresentar propostas que o partido considera serem estruturantes e “essenciais para melhoria da vida das pessoas”.
“A votação final global ficará dependente do grau de acolhimento do PSD à s nossas propostas”, acrescentou, adiantando apenas que abrangem as áreas da habitação, saúde, apoio aos idosos e jovens e rendimentos das famÃlias.
“Isto não é um cheque em branco que o PS passa ao PSD, nem é também uma concordância com o rumo desta governação. É, sim, um sinal polÃtico que demos, e que vamos dar durante o debate do orçamento, um sinal polÃtico para que a vida dos madeirenses possa melhorar com os contributos do Partido Socialista, porque ninguém é dono da razão, nem ninguém tem, mesmo tendo ganho as eleições, a maioria da razão, ou a razão toda nas soluções que apresenta”, considerou.
Paulo Cafôfo assegurou que as propostas socialistas são exequÃveis do ponto de vista financeiro e operacional, reforçando que o documento é da maioria PSD/CDS-PP e que o PS não o quer substituir, mas sim melhorar com os seus contributos.
“Veremos se a arrogância do PSD irá ser o caminho que o Governo e o PSD irão escolher, chumbando e não acolhendo a estas nossas propostas, ou se vão aproveitar esta oportunidade para, com estas nossas iniciativas, melhorarmos o documento, que legitimamente é deles porque ganharam as eleições, mas que pode ser melhorado com as nossas propostas”, apontou.
O presidente do PS/Madeira disse ainda que o Governo Regional, liderado por Miguel Albuquerque, retirou do Orçamento Regional para este ano alguns compromissos plasmados no documento apresentado no final do ano passado e que acabou por ser chumbado uma vez que o PSD não tinha maioria.
“Agora que sabem que têm uma maioria absoluta já não se importam com os compromissos que tiveram com as pessoas, e muitos deles feitos durante a campanha eleitoral, e que foram retirados agora deste documento”, criticou.
A Madeira está a ser gerida desde o inÃcio do ano em regime de duodécimos.
O debate das propostas do Orçamento da Madeira para 2025, no valor de 2.533 milhões de euros, e do Plano e Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento, orçado em 1.044 milhões de euros, está agendado para os dias 16, 17, 18 e 20 de junho.
Os documentos foram entregues pelo secretário das Finanças, Duarte Freitas, na Assembleia Legislativa em 02 de junho e têm aprovação garantida, uma vez que PSD e CDS-PP firmaram um acordo de incidência parlamentar e de governação após as eleições regionais antecipadas de 23 de março, garantindo a maioria absoluta.
O parlamento regional, com 47 lugares no hemiciclo, é composto por 23 deputados do PSD, 11 do JPP, oito do PS, três do Chega, um do CDS-PP e um da IL.
TFS // APN
Lusa/Fim



