
Lisboa, 18 set 2024 (Lusa) – A produção de automóveis aumentou 8,3% em agosto, face ao perÃodo homólogo, para 12.574 veÃculos, de acordo com os dados divulgados hoje pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
No entanto, “em termos acumulados, nos oito meses de 2024, saÃram das fábricas instaladas em Portugal 209.804 veÃculos, ou seja, menos 5,3% do que em igual perÃodo do ano anterior”, indica a ACAP.
A maioria dos veÃculos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo (97,9%), com a Europa a continuar o lÃder nas exportações. Alemanha (23,3%), Itália (13,4%), França (11,2%) e Espanha (9,2%) lideram o ‘ranking’ de mercados que recebem os automóveis fabricados em Portugal.
Dos veÃculos produzidos em agosto, 8.701 eram ligeiros de passageiros, 3.818 eram ligeiros de mercadorias e 55 veÃculos pesados.
A ACAP divulga também dados sobre a montagem de veÃculos automóveis em Portugal, que mostram que “em agosto de 2024 foram montados 14 veÃculos pesados, tendo representado um aumento de 55,6% face a igual mês do ano de 2023”.
“Em termos acumulados, de janeiro a agosto de 2024, a montagem de veÃculos pesados apresentou um crescimento de 74,6% face igual perÃodo do ano anterior, representando 199 veÃculos montados em 2024”, nota a associação, sendo que “nos oito meses de 2024 apenas foram montados veÃculos pesados de passageiros”.
MES // CSJ
Lusa/Fim



