
Lisboa, 16 fev 2023 (Lusa) — A produção automóvel em Portugal cresceu 14% em janeiro face ao mês homólogo, para 20.547 veÃculos, segundo dados divulgados hoje pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Entre o total de automóveis produzidos no primeiro mês deste ano, 13.465 são automóveis ligeiros (um crescimento de 17,4% face a janeiro de 2022), 6.610 são de mercadorias (subida de 4,1%) e 472 são veÃculos pesados (122,6%).
Segundo a ACAP, os dados divulgados hoje confirmam “a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 98,0% dos veÃculos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”.
A associação indica que a Europa “continua a ser o mercado lÃder nas exportações dos veÃculos fabricados em território nacional — com 87,7%– com a Alemanha (20,5%), França (18,3%), Itália (10,5%) e Espanha (9,5%) no topo do ranking”.
No que toca à montagem de veÃculos automóveis em Portugal, em janeiro, foram montados 16 veÃculos pesados, todos eles de passageiros, o correspondente a um aumento de 77,8% face a igual mês do ano de 2022.
A ACAP salienta que em janeiro foram exportados 93,8% dos veÃculos montados em Portugal, representando 15 unidades, sendo o Reino Unido (80%) e a Alemanha (20%) os únicos destinos destas exportações.
AAT // EA
Lusa/Fim



